Pesquisa RADAR FEBRABAN revela queda no otimismo em relação à economia em 2025
A alta da inflação e do custo de vida tem impactado diretamente a percepção dos brasileiros sobre a economia. De acordo com a pesquisa RADAR FEBRABAN, realizada em março, 89% dos moradores do Sudeste afirmam que os preços subiram significativamente, um aumento de 12 pontos percentuais em relação ao último levantamento.
O que mais pesa no bolso da população?
Os itens que mais influenciam essa percepção são os alimentos e produtos para abastecimento doméstico, mencionados por 76% dos entrevistados. Em seguida, aparecem os custos com saúde e combustíveis (32%) e, em quarto lugar, os juros de cartões de crédito e financiamentos (16%).
Menos otimismo sobre o futuro econômico
A preocupação com a inflação também afetou a expectativa sobre o futuro do país. O percentual de entrevistados que acreditam que a situação do Brasil piorou subiu de 28% em dezembro para 30% em março. Por outro lado, 68% acreditam que o país permanecerá igual ou melhorará.



“As notícias sobre a economia, como aumento da inflação e taxa de juros, impactaram as expectativas em relação ao Brasil no decorrer do ano”, afirma Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE.
Sobre a Pesquisa RADAR FEBRABAN
Realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), a pesquisa acompanha a percepção da sociedade sobre a economia e as expectativas para o país.
Acompanhe as Tendências
Para mais informações sobre o impacto da inflação e outras tendências econômicas, continue acompanhando nossas atualizações.